
O CNIS tem sim erros, e isso pode fazer com que prejudique a concessão de qualquer benefício, principalmente da aposentadoria.
CNIS: Significa Cadastro Nacional de Informações Sociais e é um documento elaborado pelo INSS que, em tese, deveria possuir todos os vínculos trabalhistas e contribuições do segurado.
Esse documento tem 99,9% de chance de estar preenchido de forma incorreta e eivado de erros que, no fim, prejudicam a aposentadoria do segurado, seja porquê está faltando vínculos trabalhistas, salários de contribuições ou até mesmo constem indicadores que precisam ser regularizados, ocasionando uma aposentadoria mais tardia e com valor menor do que o esperado.
A falta de confiança do INSS no CNIS é tanta, que o próprio órgão indica o Extrato Analítico do FGTS como documento mais confiável a confirmar vínculos e salários de contribuição faltantes.
Então, já sabendo que existem tantos erros, não peça sua aposentadoria antes de consultar um especialista para analisar detalhadamente o seu CNIS com o fim de solucionar os erros e encontrar o melhor benefício previdenciário.